18 fevereiro 2016

The Danish Girl



Mergulhamos num quadro vivo de cores opulentas e saturadas, de ambientes vívidos e sóbrios, de poses e expressões delicadamente pensadas. Numa primeira parte de “The Danish Girl”, tudo gira à volta do quadro, da inspiração, das musas e da concretização, imerso numa beleza inebriante, numa sublime felicidade matrimonial! 
Contudo, lenta e subtilmente, vorazes indícios espreitam pela calada. Um posar generoso, uma sedução ao luar, um provocativo disfarce. Conheçam Lili, momentânea e delicada máscara! Mas nem momentânea, nem máscara… Conheçam Lili, despeçam-se e esqueçam Einar!





 “The Danish Girl” discute com assombrosa frontalidade e sensibilidade o tema da identidade de género e da transexualidade, desde o drama do conflito interior e da própria aceitação, à dificuldade dos próximos e preconceito da sociedade em reconhecer e aceitar! Li algumas críticas em relação à não completa veracidade desta adaptação, que terá sido romantizada e polida…Não sei até que ponto a história poderá ou não ter sido alterada. Contudo, penso que o filme encara estas questões com seriedade e arrojo, com a intenção de nos fazer reflectir sobre um tema que ainda esbarra com tanta discriminação, ignorância, fobia e ostracização! 
Tom Hooper é sagaz ao conduzir a narrativa e a enquadrar os sucessos, as dificuldades e o drama das personagens com a encenação e fotografia do filme. Mas sem a entrega apaixonante dos actores principais, “The Danish Girl” não seria o mesmo! Eddie Redmayne é avassalador na sua transformação, que não incluiu apenas uma transformação física, antes uma completa incorporação de postura, expressões, gestos e voz, a exalar feminilidade! Por sua vez, Alicia Vikander é absolutamente arrebatadora e pungente na forma como encarna a mescla de confusão, repúdio, dor, aceitação e amor! Penso que tanto as suas interpretações como a narrativa são pródigas a mostrar como devia ser natural compreender e aceitar esta realidade! Infelizmente, acrescento, podem ter decorrido já quase 100 anos, mas muitas mentalidades continuam presas e obtusas no tempo… 




“The Danish Girl” é, deste modo, uma composição notável e inspiradora, capaz de abordar o tema da transexualidade sem receios nem complexos!


Sem comentários:

Enviar um comentário