31 janeiro 2015

Night Will Fall






“Unless the world learns the lesson these pictures teach, night will fall.” 


Intenso e agonizante, “Night Will Fall” cumpre o seu propósito: informar, chocar, manter viva a memória do Holocausto. Exactamente a intenção do que seria o documentário original, German Concentration Camps Factual Survey, de título cru e eficaz, pois idealizado para testemunhar e preservar as provas das atrocidades nazis, aquando da descoberta e libertação dos campos de concentração, para que o mundo as conhecesse e nunca as negasse.

Night Will Fall reconstrói brilhantemente, utilizando uma grande parte dessas imagens originais e recorrendo a depoimentos dos sobreviventes, dos militares que libertaram os campos e do pessoal envolvido no filme, uma dupla narrativa: por um lado, o processo técnico da elaboração do documentário, digamos assim; por outro, um testemunho pessoal do que significou a Libertação e o confronto dos envolvidos com as barbaridades do regime nazi. É arrepiante. 

A memória colectiva guarda há já muito um quadro desta realidade. E contudo, ninguém poderá ficar indiferente, e ainda bem, ao que nos é mostrado e contado, desolador, nauseante, atroz. 


“Our instructions were to film everything 
which would prove that this had actually happened. 

It would be a lesson to all mankind, as well.”
(Sidney Bernstein)


Sem comentários:

Enviar um comentário