08 outubro 2010

Embargo





Pressente-se Saramago em todos os momentos. Um embargo económico a estagnar uma nação ou um embargo mental e cultural que ultimamente a define? Aposto no último, nessa opressão do sonho e invenção, nesse contraste anacrónico que ironicamente preenche o filme, numa sociedade perdida entre as (des)maravilhas da globalização, que tão fácil e mordazmente nos isola e bloqueia!

E que grande desempenho de Filipe Costa! O seu personagem, dono de uma determinação tão poética quanto inglória, tem uma composição sensível, lutadora, perturbada, sonhadora, desesperada e apaixonada, magnificamente expressa pela amplitude do seu olhar!
Articulando o excelente argumento com a esplêndida interpretação do protagonista, é de realçar ainda a eclética, intimista e invulgar banda – sonora e o trabalho de fotografia, num desolador sépia, que, em conjunto, complementam o retrato desesperante deste país esgotado, indefinido, tristemente suspenso no vazio da impotência!

“Embargo”, sublime adaptação de António Ferreira, entre o cómico e o sombrio, entre o ridículo e o grave, constitui uma fabulosa, louvável e absolutamente imperdível revelação do cinema português!




Assim, repito entusiasticamente: Por favor, não embargar!

4 comentários:

  1. Fico muito contente por ler isto, concordamos completamente. Ainda bem que gostaste ! Senti-me mesmo bem em gostar tanto, como já aconteceu de outras (poucas) vezes, de um filme português. Espero que seja uma verdadeira inspiração

    No entanto, a crítica do ANTECINEMA fez uma observação interessante, defendendo que o filme teria resultado bastante melhor como uma curta (uma curta grande, a roçar os 50min talvez). Da próxima vez que vir o filme, vou tentar pensar nisso, para ver se faz sentido.

    Sobre a tua introdução, da qual gostei muito, tenho a informar-te que a Ministra da Educação acabou de substituir o exame intermédio de Matemática, do secundário, pelo de Filosofia. Sabes o que significa ? O Estado a controlar as perguntas a que os alunos devem responder e as respostas que devem dar. Uma manipulação e um condicionamento perigoso (muito perigoso) e descarado da liberdade e do aprofundamento intelectual dos jovens, os adultos de amanhã.

    ResponderEliminar
  2. Diogo F,

    também eu me senti muito bem por gostar assim tanto de um filme português! Como disse, que seja um bom prenúncio e uma boa inspiração para o futuro! Foi mesmo óptimo e diria reconfortante!

    Em relação à crítica do ANTECINEMA, só poderia avaliar também com uma 2ª visualização do filme; no entanto, assim de repente não acho que o filme seja penalizado pela sua duração...pelo menos quando o vi não senti isso, não foi nada maçador,de longe!

    Quanto à minha introdução, bem...obrigado! :)
    Quanto ao resto, desconhecia completamente essa notícia...entretanto por curiosidade fui pesquisar e permite-me uma pequena correcção...do que percebi, não é uma substituição pela Matemática, mas de facto vai-se incluir um teste intermédio de Filosofia. Ainda nem sei bem o que significa...ou melhor, em parte concordo com o que disseste, por outro lado não sei se essa medida não poderá tornar o ensino da Filosofia mais exigente e justo. Isto é, eu tive a sorte de ter 2 excelentes professores a Filosofia no secundário e também por isso gostei imenso; contudo, do que sei, como não há exame, desde há já algum tempo que a Filosofia é encarada como uma disciplina menor (!!!), muitas vezes não havendo qualquer nível de exigência, tanto dos alunos como dos professores, naquela atitude do "deixa andar"! Enfim, perde-se uma formação (a nível da capacidade de argumentação e de análise, do espírito crítico e de reflexão, entre tantos...), que eu considero bastante importante, qualquer que seja a área da pessoa! Neste sentido, não sei se não seria mais lógico a implementação de um exame, como existe para o Português,Matemática e disciplinas específicas, em vez de um teste intermédio. Realmente, não sei até que ponto isto não será de facto uma formatação,deveras perigosa, do pensamento e do intelecto dos jovens!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu gostei do filme, mas tenho de fazer-lhe um reparo. Menos uns 20 minutos e ficava impecável. Concordo, de resto, plenamente com a crítica. Estou a gostar do blogue, portanto, vou adiciona-lo à blogroll.

    http://avidaemcenas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Andreia, obrigado :)

    Quanto ao filme, na altura não senti esse excesso de tempo, pelo menos no sentido em que não achei o filme maçador...agora, já com alguma distância, talvez o filme ganhasse com isso

    Abraço

    ResponderEliminar