12 fevereiro 2011

Black Swan





Uma visão em branco esvoaça e alonga-se, por entre as sombras que a cercam. Frágil, desesperada e pueril, sufocada pelo feitiço que se apodera do seu ser. A melodia cresce em intensidade e tensão, as trevas aprisionam o seu corpo e a sua mente, um último movimento para um último aplauso, um último movimento para a derradeira consagração…




Transcendente! Talvez a palavra que melhor faz justiça a “Black Swan”! Uma espiral decadente de emoções e transformações, num perturbante jogo de espelhos, numa incessante busca pela perfeição…Um pas-de-deux de paranóia e tensão, entre o belo e o terrível, entre a inocência e a loucura, numa visceral demanda pela libertação…


Natalie Portman supera-se de forma magistral, diabolicamente perfeita, em perversa e inquietante ruptura, numa apaixonada, desgastante e temível metamorfose! Absolutamente magnífica!




Um genial trabalho de realização de Darren Aronofsky: cada plano, cada close-up ultrapassa a excelência, cada plano, cada coreografia é dona de uma beleza divinamente intoxicante e o crescendo de incerteza e tensão que assustadoramente se acumula termina num extraordinário apogeu!

Nada seria o mesmo sem a sublime e tensa composição de Clint Mansell, numa reinvenção da belíssima partitura de Tchaikovsky! De salientar ainda a riqueza técnica do filme, com uma fotografia e montagem assombrosas, que contribuem de modo excepcional para a construção da dualidade e terror presentes em Black Swan!


Num definitivo e arrebatador bailado, o inevitável concretiza-se, a hipnotizante apoteose sobressalta a audiência! O horror eleva-se, imortalizado pelo rugido dos aplausos.




I was perfect...


4 comentários:

  1. GRANDE crítica...gostei mt! :) Quanto ao filme, também gostei muito...mas não é perfeito. Realço também Natalie Portman (magistral!), a realização de Darren Aronofsky e toda a banda-sonora (um dos maiores trunfos do filme). Peca na minha opinião pelo argumento que não acompanha o brilhantismo do resto...de qualquer forma é um dos grandes filmes da temporada.

    ResponderEliminar
  2. Transcendente mesmo, que avassalador ! O Aronofsky foi perfect, sim :p

    ResponderEliminar
  3. Obrigado André :)
    Só não concordo contigo na questão do argumento...considero-o bastante consistente, com um desenvolvimento excelente da personagem, criando uma atmosfera perturbadora de suspense e ansiedade!

    Diogo F, absolutamente de acordo! Transcendente, uma experiência sensorial e mental completamente arrebatadora e provocante, adorei!
    E sim, Aronofsky foi perfect, a Natalie Portman foi perfect...everything was perfect :p

    ResponderEliminar
  4. Gostei da crítica e concordo com o que tu disseste. It was perfect :D Adorei o filme, em todos os aspectos, acho o argumento muito interessante, e os actores estão esplêndidos. É um bocado forte, sem dúvida, mas arrebatador!

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar