21 março 2010

The Lovely Bones


Susie Salmon: I was in the blue horizon between heaven and earth.

I wasn't looking beyond yet, I was still looking back.



Com muita pena minha, não pude deixar de sentir uma certa desilusão após ter visto “The Lovely Bones”! Melhor ainda, senti-me num limbo, fazendo uma pequena comparação com a história do filme! E porquê?

A primeira metade do filme é bastante boa, partindo de uma premissa muito interessante: Susie Salmon é assassinada, aos 14 anos, por um seu vizinho, e, presa ao tal limbo, um entre mundos, acompanha a vida da sua família e também a do seu assassino.
Peter Jackson concretiza estes 2 pontos de maneira primorosa. Por um lado, o aspecto visual é um sonho, criando um mundo belíssimo e fantástico de imaginação e magia! Basta lembrar, por exemplo, a cena dos barcos dentro das garrafas, uma magnífica metáfora do sofrimento do pai de Susie! Por outro lado, Jackson foi capaz de criar igualmente momentos de grande tensão e medo, a partir da personagem de Stanley Tucci, George Harvey, como a cena em que Susie Salmon finalmente se apercebe que morreu ou a cena perto do final em casa de Harvey.

Contudo, a segunda parte não é tão bem conseguida! Não li o livro de Alice Sebold, por isso não tenho conhecimento da história original, mas, na minha opinião, era necessário desenvolver de uma forma mais forte e séria o drama que se abate sobre a família de Susie Salmon! E isso não acontece! Além disso, começa a haver um desequilíbrio na história, entre o mundo de Susie e o mundo real, perdendo-se um pouco a magia associada ao limbo e causando uma perda de ritmo na história!

Se existe este certo desequilíbrio no argumento, o mesmo não se pode dizer das interpretações, felizmente!
Saiorse Ronan mostra mais uma vez o seu valor, após a sua excelente revelação em “Atonement”! Possui uma expressividade imensa, personificando na perfeição esta adolescente, doce, ingénua, criativa e forte, cuja vida lhe foi brutalmente arrancada!
Quanto a Stanley Tucci, é simplesmente soberbo e inesquecível! Não houve uma única cena em que não me arrepiasse, completamente sinistro e perturbador, graças a uma interpretação dedicada e esplêndida e a uma caracterização profunda e de grande qualidade!

“The Lovely Bones” era um dos filmes desta temporada que esperava com maior ansiedade, principalmente por ser realizado por Peter Jackson! Gostei do filme, mas esperava muito mais, e daí os sentimentos simultâneos de pena e insatisfação! No entanto, não deixa de ser uma boa e interessante proposta!

4 comentários:

  1. É sem dúvida um filme desiquilibrado. Gostei da primeira meia hora / quarenta minutos, a partir daí perdeu-se intensidade e as cenas iam sendo apresentadas sem grande coerência e com pouca "força". O final foi o culmatar de toda esta 2ºparte. Uma desilusão, num filme que vale apenas pelas interpretações (essas, sem excepção, a grande nível)

    ResponderEliminar
  2. André,

    Infelizmente, é mesmo um filme desequilibrado! É uma pena que Peter Jackson não o tenha conseguido concretizar...
    Só não acho que o filme valha apenas pelas interpretações (que sem são dúvida bastante fortes, como referi): a nível visual, na minha opinião, a criação do limbo foi bem sucedida!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É um desequilíbrio, a primeira parte é excelente mas a segunda fica aquém das expectativas e desilude ainda mais por ser de Peter Jackson!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  4. Nekas,

    absolutamente de acordo! De facto, sendo de Peter Jackson, as minhas expectativas para este filme eram enormes!

    Abraço

    ResponderEliminar