21 dezembro 2010

The Town




Fragmentado. É o que me ocorre depois de ver “The Town”, a segunda volta de Ben Affleck no papel de realizador. Fragmentado e ultimamente inconsistente. A premissa afigurava-se como interessante, não necessariamente original mas apelativa, contudo o que senti no final foi incompletude. Incompletude como consequência de um pobre desenvolvimento das personagens, flagrante no caso do protagonista. Não seria suposto conseguirmos sentir e viver as suas dúvidas, os seus receios, o seu dilema enquanto dividido entre a fidelidade ao seu passado e a esperança de um recomeço, longe da sua “família”, longe da sua cidade, junto da mulher que ama? E neste ponto não culpo o argumento, antes a medíocre interpretação de Bem Affleck, incapaz de imprimir à sua personagem a vulnerabilidade e inquietação necessárias.




No entanto, nem tudo peca em “The Town”. Suportado por um competente grupo de secundários, com especial destaque para Jeremy Renner e Jon Hamm, é ainda capaz de proporcionar bons diálogos e tensos momentos de confronto.




Concluindo, não desgostei de “The Town” mas soube-me a pouco, fruto também de um trailer mais prometedor que o próprio filme. Talvez com uma segunda visualização lhe seja mais favorável.

4 comentários:

  1. Apesar de também não o achar um filme tão bom quanto a crítica internacional o fazia crer, é, no entanto, um filme muito acima da média e num ano que me parece fraco em termos cinematográficos até o punha num top10 (por falar nisso seria interessante fazeres um post com esse cliché de final do ano xD até para depois eu e outros leitores mandarmos os nossos bitaites...seria uma discussão engraçada :) ).

    ResponderEliminar
  2. André, o filme acabou por não me convencer...não digo que não seja bom mas soube-me de facto a pouco...
    Sugestão guardada ;) Logo se verá!

    ResponderEliminar
  3. Gostei mais do primeiro filme do Afleck, ainda assim, gostei do "The Town". Nota-se a grande influência de Michael Mann e do seu filme "Heat".

    ResponderEliminar
  4. O Homem Que Sabia Demasiado,

    Bem vindo ao "A Vida em Cenas"!

    Ainda não vi "Gone, Baby Gone" mas já ouvi falar muito bem dessa primeira incursão de Afleck na realização.
    Quanto a "The Town", não é que não tenha gostado mas simplesmente não me satisfez como eu estava à espera...Talvez se Afleck não fosse o protagonista eu tivesse uma reacção diferente...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar