04 janeiro 2016

Crimson Peak



A crítica contém spoilers!







"Crimson Peak" é, com grande desgosto meu, uma bela promessa falhada!

O seu mistério desvanece-se efusivamente ainda sem o primeiro acto ter terminado: o carácter dos irmãos é precocemente revelado e a natureza da sua relação é expressa de forma gritante no olhar da personagem de Jessica Chastain na cena da valsa: aquele não é algo fraterno, antes um fogoso ciúme carnal!
Aura de mistério desfeita, que resta?
É verdade que a nível visual o filme é soberbo em compor a atmosfera saturada e pesada própria de um romance gótico, quer na construção da casa, como espaço físico e como entidade, quer na criação dos fantasmas, esses que funcionam mais como subtexto do que como impulso do filme. Não nego que tal me enlevou...Contudo, sem um desenvolvimento forte e certeiro da narrativa, essa atmosfera, apesar de bela, é insuficiente!
Além disso, nem as próprias interpretações são especialmente cativantes: se Jessica Chastain é de um exagero forçado, Tom Hiddleston e Mia Wasikowska são, digamos, mortiços!

Esperava muito, mas muito mais de "Crimson Peak" que, ao invés de ser portentoso e denso e intrigante na construção deste mistério gótico, se revela apenas como de execução mediana e nada satisfatória!


Sem comentários:

Enviar um comentário