23 setembro 2010

Rachel Getting Married





Uma família. Um fim-de-semana. Um casamento multicultural. Rachel vai casar-se. E a irmã Kym vem a casa, directamente da reabilitação, para o feliz evento.

Que agradável surpresa ver Anna Hathaway num registo dramático, bem longe das comédias a que nos habituou. De aspecto desleixado, ela é vulnerável, desequilibrada, frontal e caótica, um furacão de emoções e problemas! O filme é todo dela, ainda que bem suportada por um leque de competentes secundários. Todos juntos compõem esta família que, reunida para celebrar o dia de Rachel, não consegue não estar sobressaltada e nervosa pelo regresso de Kym.
A câmara de Jonathan Demme não é estática: movimenta-se de divisão em divisão, de confronto em confronto, conferindo um ar mais real, mais turbulento à película. O mesmo ocorre com a banda-sonora, viva e presente, que acompanha cada encontro e desencontro, cada discussão, cada acontecimento.

Gostei do filme: Anne Hathaway surpreendeu-me, e que bem; a história, aparentemente monótoma, não o é, sem qualquer dúvida, antes uma jornada tão convulsiva como alegre pelas relações, segredos e encontros desta família, motivada pelo simples e até desejado, contudo incómodo, retorno da "ovelha negra".


Kym: I am Shiva the destroyer, your harbinger of doom this evening.



4 comentários:

  1. Ainda não conferi,mas é claro, quero muito. Gosto da Anne, e estou louco para vê-la em um papel mais denso.

    ResponderEliminar
  2. alan raspante, confere ;) A Anne é uma revelação!

    ResponderEliminar
  3. É um bom filme, vale sobretudo por Anne Hathaway, o seu desempenho é assombroso. De resto não acho o filme com muito mais para dar. Um bom exercício dramático e sociológico ainda assim.

    O meu primeiro comentário por aqui, gosto do teu blogue, simples, directo e muito pessoal :)

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Jorge, bem vindo ao "A Vida em Cenas"! E obrigado:)

    Gostei do filme principalmente por Anne Hathway mas também lhe valorizo a banda-sonora e o modo de filmar...

    Abraço

    ResponderEliminar