17 novembro 2011

The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn





Acho por bem referir que não conheço o Tintin da banda desenhada. Lembro-me de ver os desenhos animados que passavam na televisão e assim tenho nada mais que uma vaga e superficial memória dos eventos e das personagens. Por isso, a minha crítica irá naturalmente cingir-se ao filme em si e não à adaptação...

E, assim sendo, a avaliação revelar-se-á como bastante positiva! Começo desde logo pelos créditos iniciais, uma deliciosa e engenhosa introdução! E depois temos, sem dúvida, um grande filme de aventuras! Uma trama não propriamente original mas desenvolvida de forma inteligente e eficaz; um ritmo intrépido, de descoberta em descoberta, por entre percalços e sucessos, que nos deixa sempre tão curiosos quanto entusiasmados; um humor constante, tão bem personificado no adorável e corajoso Milou, nos distraídos e trapalhões Dupont e Dupond e, claro, no capitão Haddock!





E, chegada a este ponto, tenho que louvar incansavelmente o trabalho fenomenal de Andy Serkis! Não que duvidasse das capacidades do actor que de modo tão perfeito encarnou Gollum, mas ainda assim foi surpreendente acompanhar um outra personagem tão "real" e bem trabalhada!






Nota final para a excelente técnica de motion capture, que para mim funcionou bastante bem, conferindo talvez mais "veracidade" às personagens e situações, complementado com o bom trabalho de vozes dos actores!

Concluindo, é notório que gostei imenso d' "Aventuras de Tintin"! Não podendo analisar a fidelidade à banda desenhada, considero-o antes um filme deveras emocionante e divertido, no qual, com evidente gosto, embarcamos inebriados de aventura!


4 comentários:

  1. É verdade que será diferente ver o filme para quem conhece a BD, para o bem e para o mal, mas um filme deve sempre valer por ele e neste caso vale.

    Eu também gostei, diverti-me bastante. Já agora porque acho que é significativo e podes não saber, no início do filme quem está a desenhar o retrato do Tintin é o Hergé o seu criado. Este cameo é a minha parte favorita aliada a tal introdução que mencionas :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, nesse ponto concordo contigo, o que eu queria dizer é, que, por exemplo, quando vi O Senhor dos Anéis ou o Harry Potter, como já tinha lido os livros, avaliei também o filme quanto à adaptação e não apenas o valor do filme em si...acho que é inevitável...

    Oh, isso é giro, não sabia! Pois, são exactamente esses piscar de olhos que um fã reconhece e valoriza :), quem não conhece o original acaba por perder esses pormenores...

    ResponderEliminar
  3. 100% de acordo como já sabes :) Mais uma vez Spielberg não desilude, e traz-nos uma grande aventura, com acção e humor de forma muito equilibrada. Esperamos pelo segundo!

    ResponderEliminar