14 outubro 2009

Os trunfos de "Inglorious Basterds"



  • A interpretação brilhante e carismática de Christoph Waltz que cria um coronel Hans Landa inesquecível: um personagem sádico, cruel e maquiavélico mas, simultaneamente, um eloquente poliglota de maneiras delicadas e sedutoras! No entanto, nunca nos deixa esquecer porque é apelidado de "Caçador de Judeus"!
  • As múltiplas línguas faladas no filme, de acordo com as nacionalidades das personagens, que lhe conferem um toque único, real e peculiar e nos aproximam mais da história e dos seus intervenientes!
  • Os diálogos inteligentes, irónicos, arrebatadores e intensos, que nos prendem ao ecrã e nos deixam em suspense!
  • Um Brad Pitt diferente e revitalizado; Mélanie Laurent, de uma beleza pura e, por último, infernal, ao som das suas gargalhadas rejubilantes, num papel trágico e cativante; uma Diane Kruger que me surpreendeu e todos os outros actores que tornaram este um filme pitoresco, delicioso e genial!
  • O perturbante 1º capítulo "Once upon a time in Nazi-occupied France"; o visceral 2º capítulo "Inglorious Basterds"; o jogo de cartas em "Operation Kino", uma máscara para o intenso e inteligente confronto verbal que se desenrola naquela mesa de taberna, numa incessante e provocadora busca das identidades dos participantes; o memorável confronto entre Raine e Landa e a flamejante vingança judia!
Outros momentos especiais: o italiano de Raine versus o italiano de Landa; a apresentação do sargento Hugo Stiglitz, com a voz-off e toda a sequência a emprestar um ar intemporal de acção e daquela mística dos gangsters à cena; o bater do bastão do "Urso Judeu" pelas paredes da caverna, a prolongar o suspense e agravar a tensão que antecede o seu acto; a música, tão apropriada a cada momento!
No final do filme, o tenente Aldo Raine exclama para um dos seus companheiros: "Acho que esta pode bem ser a minha obra-prima!". Um piscar de olho ao próprio filme, ao seu realizador?Talvez...Uma das melhores obras de Tarantino? Com toda a certeza!

3 comentários:

  1. Não fui ver o filme, sabes bem, mas confio no teu bom gosto :D

    Boa sorte para o teu blog. Um beijinhoo

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar de ver... Pelos vistos, é bem mais fácil trabalhar com o blogger do que escrever sobre cinema!

    bjs*

    ResponderEliminar