30 maio 2010

Terminator Salvation





Devo começar esta crítica dizendo que nunca assisti a nenhum dos Terminators anteriores. Tenho apenas uma vaga memória de umas imagens soltas de ciborgues aparentemente indestrutíveis, mãe e filho destinados a salvar a humanidade…e pouco mais, a partir de uns pedaços dos filmes que foram passando ao longo dos anos pela televisão. Assim, a minha análise será feita apenas com base neste 4º filme e com a minha vaga compreensão da saga.

Terminator Salvation é pura acção. Infelizmente não passa disso: de acção, explosões, efeitos especiais (apesar de bem conseguidos)! Achei o argumento algo confuso e muito pobre, quando até se tinha a oportunidade de desenvolver uma boa história na perspectiva de Kyle Reese e de Marcus Wright, e não tanto na personagem de John Connor! Apesar de nunca ter visto a saga, sempre tive a ideia de que, pelo menos os 2 primeiros, os de James Cameron, iam para além da, agora já famosa, imagem de uma caveira de ciborgue a erguer-se do chão; tinham conteúdo, substância, com a luta Homem versus Máquina a ser algo mais que acção! Ao centrar o foco em John Connor, o filme não é minimamente bem conseguido, para além de Christian Bale desiludir completamente! Qual protagonista qual quê! Sam Worthington rouba, sem margens para dúvida, o ecrã a Bale! Pena é que, como já disse, a sua personagem seja pouco desenvolvida, quando tinha potencial para mais e melhor!




Terminando, direi apenas que este “Terminator Salvation” me parece uma sequela desnecessária, um filme pouco interessante que não deve fazer o mínimo de justiça aos seus 2 antecessores!

2 comentários:

  1. Uma saga que tenho rapidamente de ver...só vi partes pela televisão mas nunca do inicio ao fim. Por outras críticas que também já tinha lido, este "Terminator Salvation" parece mesmo uma sequela desnecessária...

    ...mais uma vez um bom texto teu :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado André

    Também tenho curiosidade em ver a saga, pelo menos os 2 primeiros, do Cameron (do que ouvi, o terceiro filme é mauzito...)

    ResponderEliminar