28 novembro 2011

Hotel Rwanda




Dube: Why are people so cruel? 
Paul Rusesabagina: Hatred... Insanity... I don't know...




A pergunta fica em aberto, num crescendo de crueldade e horror. Cru, desconfortável, violento, Hotel Rwanda é uma obra francamente desarmante. E necessária. Tamanhas atrocidades nunca deveriam ser esquecidas...é simplesmente inacreditável pensar na desumanidade do ser humano...
Sem ser melodramático ou excessivo, o filme cumpre magnificamente essa função. O exemplo maior será talvez a interpretação de Don Cheadle, que, sobriamente, exprime de forma notável o conflito, o medo, a dor e a coragem da sua personagem.


Paul Rusesabagina: I am glad that you have shot this footage and that the world will see it. 
It is the only way we have a chance that people might intervene.
Jack: Yeah and if no one intervenes, is it still a good thing to show?
Paul Rusesabagina: How can they not intervene when they witness such atrocities?
Jack: I think if people see this footage they'll say,
 "oh my God that's horrible," 
and then go on eating their dinners.
[pause]
Jack: What the hell do I know?




Comovente e agressivo, Hotel Rwanda pauta ainda pela crítica à atitude da comunidade internacional, cega e cobarde, escondida entre artifícios, burocracia e indiferença. Basta lembrar-mo-nos dos discursos de Paul, o jornalista, ou do coronel Olivier, dois bastiões de esperança que célere e desamparadamente se esmorecem, face à inércia do Mundo. 

Esse que desviou o olhar, que continuou a comer ou que até mudou de canal; esse Mundo que partiu, resguardado das lágrimas e gritos de quem abandonou à barbárie e ao terror.


Sem comentários:

Enviar um comentário