11 maio 2010

Jurassic Park


Dr. Ian Malcolm:
If there is one thing the history of evolution has taught us it's that life will not be contained. Life breaks free, expands to new territory, and crashes through barriers, painfully, maybe even dangerously.




Jurassic Park é, sem qualquer dúvida, um daqueles clássicos de que nunca me esquecerei e, certamente, nunca me cansarei de assistir!
Puro entretenimento? Sim! Mas também puro Spielberg, o que significa que estamos perante entretenimento do melhor, num filme absolutamente divertido, inteligente, entusiasmante e inesquecível!

A primeira vez que o vi teria uns 10 anos e, por causa disso, lembro-me de não ter a melhor reacção ao filme, mostrado na minha escola por ocasião de uma festa do final do período. Com isto quero dizer que fiquei assustadíssima com o T-Rex!!! Anos se passaram e lá vi o filme outra vez, na televisão, e fiquei totalmente rendida!
E cada vez que o revejo a sensação é a mesma: não consigo escapar à magia, à beleza, ao medo, à descoberta, ao humor, ao espectáculo que é Jurassic Park!
Para sempre guardados na minha memória ficarão diferentes momentos: o deslumbramento aquando a visão dos dinossauros, o medo no ataque do T-Rex, o susto face aos temíveis Raptors e todo o sentimento de descoberta e excitação que preenche o filme! E claro, Ian Malcolm, numa composição deliciosamente sarcástica, engraçada, excessiva e indubitavelmente memorável de Jeff Goldblum!
Se a interpretação de Jeff Goldblum é a mais marcante, é verdade que não deixa de estar acompanhada por óptimas prestações, como a de Sam Neil, Laura Dern e Richard Attenborough e os cativantes miúdos Joseph Mazzello e Ariana Richards! A destacar, ainda, a magnífica banda sonora assinada por John Williams e, obviamente, os efeitos especiais e o stop-motion que criaram os fascinantes dinossauros!

Aconselho vivamente, a quem já viu o filme (para não destruir o efeito surpresa), a ler o livro que o inspirou, “Jurassic Park” de Michael Crichton, também responsável pelo argumento. Claramente mais denso, complexo e gráfico, é de uma leitura viciante e inteligente, ao explorar os temas da clonagem, ética, teoria do caos e ciência!

Jurassic Park é definitivamente um filme a não perder, que nos contagia, nos assusta, nos diverte e nos ensina! Como disse, um clássico!


Dr. Ian Malcolm: What is so great about discovery? It is a violent, penetrative act that scars what it explores. What you call discovery, I call the rape of the natural world.

Dr. Ian Malcolm: God creates dinosaurs. God destroys dinosaurs. God creates man. Man destroys God. Man creates dinosaurs...
Dr. Ellie Sattler:
Dinosaurs eat man. Woman inherits the earth...


6 comentários:

  1. Quase que apetece dizer: já não se fazem filmes como antigamente! São daqueles clássicos da nossa infância, entretenimento do melhor, como o Spielberg tão bem sabe fazer. E não era só por sermos crianças, é um filme intemporal. Não sabia era que tinha por base um livro...obrigado por mais uma dica :D

    ResponderEliminar
  2. André, só posso concordar contigo! ;) É de facto um clássico intemporal...ainda sinto a mesma excitação cada vez que o vejo!
    Quanto à dica, de nada e espero que tenhas a oportunidade de o ler pois vale mesmo a pena! :D

    ResponderEliminar
  3. O filme que marcou a minha infância, definitivamente! Via-o praticamente todos os dias, e creio que cheguei a saber grande parte do diálogo de cor :D ahahah

    E se for preciso, hoje posso rever o filme pela 9828682648 vez e ainda arrepiar-me com a cena em que se vê o T-Rex pela primeira vez.

    Great great great stuff!

    ResponderEliminar
  4. Nuno0B,

    bem vindo ao "A Vida em Cenas"!

    Pois, acredito...é um grande filme! E eu também me arrepio sempre! ;)

    ResponderEliminar
  5. Alguém que partilha da minha opinião :)
    Grande grande filme, ainda hoje se passa na televisão e eu tenho o azar/sorte de o apanhar, lá estarei eu outra vez a vê-lo, até ao fim.

    Um assombro de entretenimento, pois reconheço que para além disso não há muito mais, talvez a banda sonora e a fotografia sejam de realçar. Mas nem sempre a finalidade artística tem de prevalecer, cá por mim contento-me e muito com Jurassic Park.

    ResponderEliminar
  6. Jorge, estamos de facto de acordo! :)

    Eu não lhe consigo resistir sempre que passa na televisão ;) Um assombro de entretenimento mas que considero equilibrado e inteligente...e claro está...nem sempre o artístico tem que prevalecer...muito do que nos fica acaba por ser o que sentimos no momento ao ver o filme e o deslumbramento que daí advém!

    ResponderEliminar