12 janeiro 2010

Avatar



“Avatar” é um espectáculo visual por excelência: James Cameron criou um admirável e esplendoroso mundo novo, de uma imaginação sem limites!
Pandora é de uma beleza indescritível, gloriosa, mágica e inspiradora, de tal forma que me apeteceu saltar para dentro do ecrã e explorar tão tentador lugar! Senti-me totalmente transportada para as suas deslumbrantes e exóticas, mas igualmente perigosas, florestas tropicais, preenchidas por uma fauna e flora simultaneamente belas e hostis! Quis voar nas “Mountain Banshee”, majestosas criaturas aladas, à volta das imponentes montanhas suspensas que me maravilharam! De facto, desejei realmente tornar-me numa Na’vi, nem que tal esfusiante ilusão durasse apenas até à saída da sala do cinema!
Gostei imenso da caracterização do povo Na’vi, quer a nível físico, quer a nível psicológico e cultural! Os Na’vi surgem como criaturas humanóides esbeltas e belas, com traços felinos e selvagens mas simultaneamente delicados! O seu modo de vida e herança cultural regem-se por uma profunda relação espiritual de respeito, compreensão e igualdade para com a Natureza e todos os seres, venerando Eywa, a deusa – mãe! Uma das cenas mais bonitas e tocantes do filme corresponde exactamente à visão da Árvore da Vida, puros espíritos de tons fluorescentes…

Por tudo isto, “Avatar” constitui um assombroso, revolucionário e magnifico deleite visual! Quanto ao argumento em si, não será proporcionalmente inovador e poderá pecar por alguns clichés, mas na minha opinião isso não diminui o filme. “Avatar”é uma bela história de amor e transmite uma mensagem de preservação ecológica, cada vez mais importante actualmente: logo, será assim tão errado ou desnecessário insistir em tão dois poderosos temas? O que posso dizer é que o filme me emocionou… e não só pela sua componente visual! Assim, torci pelo amor de Jake e Neytiri, apaixonei-me e sofri ao longo da sua história! E claro, quis juntar-me à batalha pela sobrevivência de Pandora!

A nível de interpretações, penso que o par protagonista, Sam Worthington e Zoe Saldana, é arrebatador e expressivo, mesmo quando mascarados pelo digital. Zoe Saldana, permanentemente na pele de Neytiri, é simplesmente inesquecível!

A banda sonora é belíssima, genialmente contagiante! A música final, “I See You”, que acompanha os créditos finais, ainda me comove cada vez que a ouço!

Concluindo, a criatividade e imaginação, assim como a dedicação e esforço, de James Cameron são de louvar! Tenha-se gostado ou não do filme, não se pode negar que é uma experiência cinematográfica visualmente inovadora e avassaladora, no mínimo! Eu adorei “Avatar”, por isso, para mim, foi duplamente entusiasmante e encantador! Um dos melhores filmes de 2009!


P.S.: não inclui “Avatar” na minha lista de filmes da década simplesmente porque até a essa altura ainda não o tinha visto. Agora, está definitivamente nesse conjunto de obras que me marcaram ao longo dos anos!

3 comentários:

  1. Quando fui para o cinema já tinha a cabeça cheia de textos que tinha lido. Alguns a rondar o histerismo, grandes elogios - "melhor filme de sempre" e por aí - mas começavam também a aparecer algumas críticas ao argumento. Quanto a mim, um filme é "vencedor" quando nos entretem ou nos faz pensar ou nos emociona...quando há uma "comunicação" connosco. Em Avatar, essa comunicação é inegável...mas não foi tão forte a ponto de esquecer o argumento. Avatar é um grande filme, um filme "vencedor" - toda a criação de Pandora, os Na'vi são esplendidos - "um dos melhores de 2009", sem dúvida, mas não é o melhor. Longe disso. Nesse sentido não concordo com alguns elogios (muito exagerados) que têm sido feitos. Merece estar no top10 da academia,mas não merece, quanto a mim, ganhar. De qualquer forma, é um filme obrigatório.E para ver no cinema!

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Neste post expressaste mesmo o quanto gostaste do Avatar. Tal como aconteceu quando leste no meu sobre The Road, também me despertaste curiosidade em ver este filme. Até agora nunca senti vontade, não é o género que mais me agrada. Outro aspecto que leva a que não tenha visto ainda o filme é por se pagar ainda mais. Não concordo.
    Obrigada por teres passado no meu, continuarei a cá vir!
    (bom) cinema é sempre bom de discutir *

    ResponderEliminar
  3. Avatar poderia ser um dos melhores filmes de sempre se o seu argumento igualásse a parte técnica do filme que está completamente arrebatadora.
    Avatar torna-se um marco Cinematográfico, mas não para mim, gosto e desgosto, e fiquei com o sentimento que podia ter sido muito (muito) melhor...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar