26 maio 2015

Quinta Temporada de Game of Thrones - Série versus Livros (Parte 1)


Este não vai ser um texto aborrecido e cego a queixar-me da série não ter seguido exactamente, sequencialmente, ao pormenor, os livros de A Song of Ice and Fire e de como isso os estragou em definitivo e irreversivelmente. Sim, a série não seguiu exactamente os livros. Por isso se chama ADAPTAÇÃO. O que funciona em página pode não funcionar no ecrã. E isso é flagrante principalmente em A Dance With Dragons, não tanto em A Feast for Crow, já que o último livro é mais pausado e menos pródigo em momentos WTF. Claro que esta conversa toda não invalida que eu possa não concordar com as escolhas feitas pelos criadores da série e é exactamente esse o motivo deste texto: uma análise comparativa entre o que já nos foi mostrado na quinta temporada (até ao sexto episódio) e os livros correspondentes. Vou começar pelas personagens/tramas que sofreram alterações e passo já a explicar que para mim isto significa, por exemplo, personagens que foram excluídas ou personagens cujo rumo/motivações sofreram uma volta de 180º, e não pequenas mudanças nos seus enredos mas que conduzem exactamente ao mesmo fim. Depois passarei às outras personagens. Vamos lá a isto?


Escusado será dizer que o texto que se segue contém spoilers dos livros e da série!!!









Ora bem…Targaryen só há um, Daenerys (inserir títulos) e mais nenhum? 

Em "A Dance With Dragons", na sua viagem até Meeren, Tyrion descobre que os seus “estranhos” companheiros de viagem albergam um segredo: o rapaz Young Griff é, afinal, nada mais nada menos que Aegon Targaryen, o supostamente assassinado filho de Rhaegar Targaryen e Ellia Martell, que tem como único objectivo vingar a linhagem Targaryen e reconquistar o Iron Throne!A série, por sua vez, decidiu eliminar este enredo e Tyrion segue com Varys e depois com Jorah na sua viagem.

Eu confesso que praticamente me engasguei ao ler esta revelação, não estava mesmo nada à espera…e gostei do rumo que tomou e que ainda pode tomar, pois acho que irá acrescentar ainda mais tensão e conflito a este jogo dos tronos! Assim, por um lado, acho que a série pode ficar a perder com esta mudança, mas como só no próximo livro é que ficaremos a saber mais, não consigo avaliar completamente o efeito que esta não-inclusão irá ter na série! 


No Lady Stonehheart!

Esta doeu! Já se suspeitava e, agora, com o rumo das histórias de Brienne e Jaime, confirma-se em definitivo que Lady Catelyn Stark não exercerá a sua vingança em modo de corpo reanimado…Nos livros, esta retribuição contra os Freys como que nos dava algum “conforto”, era a “vendetta”, na sua plena, mortífera e cruel extensão, dos Starks! 


You think you’re having a bad day? Think again…you could always be Sansa Stark!

Em "A Feast For Crows", após ser resgatada de King’s Landing, Sansa Stark vive escondida no Eyrie, numa existência relativamente tranquila. Adoptando o nome falso de Alayne e sob a alçada de Littlefinger, planos são feitos na escuridão para um dia reconquistar Winterfell e vingar a sua família. Pois que a série resolveu ser directa, muito directa, e pôs tudo às claras: Sansa Stark, herdeira do Norte, viaja até Winterfell pondo em marcha o plano de Littlefinger: casar com Ramsay Bolton e duma forma ou outra recuperar o Norte. Desta forma, a série uniu a trama dos Bolton e de Sansa, ao invés de usar a artimanha de Martin: em “A Dance with Dragons”, Ramsay Bolton também firma o seu direito a Winterfell pelo matrimónio com uma “herdeira” Stark, uma pretensa Arya, que no entanto é apenas um embuste sob a forma de Jeyne Poole, a amiga de Sansa.

Eu acho que esta alteração faz sentido na série: para além de agilizar a história, irá colocar novamente em confronto directo os Stark e os Bolton, com todas as consequências inimagináveis que daí surgirão! Mas para já, mesmo com uma Sansa diferente, mais forte e mais confiante, o rumo que a história segue no livro diz-nos que uma é inevitável: Sansa irá sofrer às mãos de Ramsay Bolton que são, como sabemos, imprevisíveis, pérfidas e sádicas! E o episódio “Unbent, Unbowed, Unbroken” mostrou-nos isso mesmo, uma alterada, mas nem por isso menos horrível, cena de consumação do casamento! Como leitora, já esperava este destino mas nem por isso a crueldade deste momento teve menos impacto! Resta saber como será a reacção de Sansa mas tendo em conta a sua evolução até agora, recuso-me a acreditar que terá o mesmo fim de Jeyne Poole…seria injusto mas principalmente desonesto!

E deixo um aparte relativamente a Littlefinger: ele é sem dúvida o mestre da manipulação, já não é a primeira vez, nem será certamente a última, que ele nos deixa sem certezas sobre de que lado está…ainda há umas semanas estávamos convencidos da sua lealdade para com Sansa e agora assistimos a uma conversa com Cersei que nos deixa novamente às escuras…ele está a servir os Lannister ou os Starks? Creio cada vez mais que ele não serve nada nem ninguém, deseja apenas O poder…e tudo fará para o alcançar! Ninguém consegue esquecer aquele discurso “Chaos is a ladder”, pois não?


A exótica, longínqua e invicta Dorne

Na verdade...como dizer isto? Hmm…Dorne na série tem sido uma desilusão! Já está! Para além do pouco tempo de antena até agora, o que nos foi mostrado tem sido pouco entusiasmante: um príncipe Doran pouco assertivo, umas Sand Snakes sem nenhum veneno e…nenhuma Arianne!

E eu que gostei tanto de Dorne nos livros, fora a memória que ficou de Oberyn! Até compreendo que seja necessário reduzir ou mesmo eliminar alguns enredos para que a história seja mais fluida mas tenho alguma pena que Arianne Martell tenha sido excluída, já que era uma personagem forte e decidida cujos planos adicionavam tensão ao complot geral: coroar Myrcella seria mais uma acha para a fogueira incandescente que é Westeros! E ainda por cima, as Sand Snakes estão a ser tudo menos excitantes...estas meninas não parecem nada filhas de Oberyn “Fucking” Martell! Portanto, até agora não estou nada seduzida por Dorne… 


Jaime Lannister, o leão solitário (ou afinal não)

Em "A Feast For Crows", Jaime rejeita Cersei após a morte do pai (e face às revelações de Tyrion) e segue para as Riverlands para apaziguar os últimos resquícios da guerra e aceitar a rendição dos poucos Lords fiéis ao Norte. Lá, o seu destino encontrar-se-á com o de Lady Stoneheart…ou não, que o senhor Martin ainda não chegou a essa parte… Ora bem, o nosso Jaime na série está de bem com a irmã e segue para Dorne com o objectivo de resgatar Myrcella.

O que eu penso disto? Primeiro, continuo desapontada por não haver Lady Stoneheart (mesmo não conhecendo o desfecho nos livros). Mas acima de tudo, não gosto que tenham deturpado a natureza da relação entre Jaime e Cersei! A renúncia de Jaime a Cersei tem muito significado: por um lado, é a primeira vez que Jaime abandona voluntariamente a irmã, que questiona a sua lealdade e o seu amor; por outro, terá implicações no destino de Cersei, aquando o seu julgamento. Ou seja, isto acarreta uma mudança fundamental na personalidade e atitude de Jaime, que não acontecerá na série. Por isto tudo, estou muito reticente…

(Aparte: a única coisa boa que saiu desta mudança é o facto de continuarmos a ter Bron, que simplesmente adoro na série!)


Ser Barristan “The Bold” Selmy  

O final de “Sons of the Harpy” deixou-me possessa! Já não bastam as mortes à mão de G.R.R. Martin, ainda tenho que lidar com as inventadas por Weiss e Benioff? Porquê, porquê?! Porque tiveram de matar Ser Barristan? Uma personagem que foi crescendo em importância e respeito ao longo dos livros e também na série, um dos últimos verdadeiros e raros heróis/cavalheiros de Westeros? Porquê? A única “razão” que consigo descortinar é a de forçar a reaproximação entre Dany e Jorah…e isso para mim é simplesmente e (quase) vergonhosamente desonesto! Nota-se muito que não gostei nada deste desfecho?


What is dead may never die...or in this case never appear, at all


Parece-me que a família Greyjoy continuará reduzida a Theon, Yara e Lord Balon e sem perspectivas de esquemas, lutas pelo poder, tios sacerdotes e tios piratas e viagens até ao Leste em caça de rainhas e dragões. 
Não que fossem uma família pela qual tivesse particular estima mas os propósitos de Euron e a posterior viagem de Victarion começaram a despertar-me algum interesse! Conseguirão ambos os seus objectivos? Lá saberemos nos livros...que a série já deve ter desistido deles, provavelmente por achar que já são muitos pretendentes ao Iron Throne e que se iria tornar muito dispersa.



E assim termina a primeira parte desta análise. Na próxima falarei das restantes personagens e da minha opinião geral sobre a quinta temporada.
E vocês? O que têm achado da série e da relação com os livros?


Sem comentários:

Enviar um comentário