12 abril 2015

O som das Highlands (Outlander - genérico)



Há genéricos que nos deixam logo curiosos e enfeitiçados. Este foi sem dúvida um deles, para mim. 

"Outlander", adaptado dos livros de Diana Gabaldon, conta a história de Claire Randall, que, de lua de mel na Escócia em 1945, se vê transportada para o século XVIII, tempos conturbados de tensão entre a Escócia e a Inglaterra. Ainda estou nos primeiros episódios mas do que vi até agora gostei bastante: a estrutura narrativa é cativante e as personagens estão a ser bem desenvolvidas e posso dizer que me aguçou a curiosidade para ler os livros.


Voltando ao genérico, envolve-nos de imediato uma sensação de misticismo, de beleza e de paixão e sentimo-nos igualmente transportados para esta época e lugar, através das imagens entre os séculos XX e XVIII intercaladas com o som tão belo e distinto das gaitas-de-fole.

A música utilizada é uma adaptação de "The Skye Boat Song", uma canção folk escocesa muito famosa e histórica, relacionada com a revolta jacobita que lutava pela independência da Escócia. Neste caso, a série utilizou o poema "Sing Me A Song Of A Lad That Is Gone", de Robert Louis Stevenson, como letra para a música. Assim, temos um eficaz e soberbo paralelo entre a parte histórica a que a série se refere e o estado de espírito da personagem principal.






Sing me a song of a lad that is gone,
Say, could that lad be I?
Merry of soul he sailed on a day 
Over the sea to Skye.

Mull was astern, Rum on the port,
Eigg on the starboard bow;
Glory of youth glowed in his soul; 
Where is that glory now?

Sing me a song of a lad that is gone,
Say, could that lad be I?
Merry of soul he sailed on a day
Over the sea to Skye.

Give me again all that was there,
Give me the sun that shone!
Give me the eyes, give me the soul,
Give me the lad that's gone!

Sing me a song of a lad that is gone,
Say, could that lad be I?
Merry of soul he sailed on a day
Over the sea to Skye.

Billow and breeze, islands and seas,
Mountains of rain and sun,
All that was good, all that was fair,
All that was me is gone. 


(Sing Me A Song Of A Lad That Is Gone, de Robert Louis Stevenson)


Sem comentários:

Enviar um comentário