01 abril 2010

House M.D.



"Everybody lies"




House M.D. é uma das minhas séries preferidas! Acompanho-a desde o seu início e a verdade é que nunca deixou de me surpreender, estabelecendo-se pela sua incursão curiosa e original ao mundo da medicina, pelos seus argumentos de uma enorme qualidade e criatividade e pelo carisma e perfeição de Hugh Laurie no papel do controverso, irreverente, anti-social, brutalmente honesto e racional Dr. House!

Como uma pequena introdução a quem não conhece a série: o mote é um bizarro caso clínico, o qual cabe a House e à sua equipa resolver, através de um sequencial jogo de racionalidade e dedução! Uma espécie de Sherlock Holmes moderno, como já tantas vezes foi comparado, se substituirmos o mundo do crime pelo dos diagnósticos! Pois, de facto, são estas capacidades que House preza na resolução destes verdadeiros quebra-cabeças clínicos, tanto que evita completamente o contacto com os seus pacientes, uma vez que ele acredita piamente que “Toda a gente mente!”. Para além disso, House tem ainda um problema de dependência com analgésicos, devido às dores fortes e constantes na sua perna!
Termino dizendo que é de facto uma personagem nada convencional, com métodos ainda menos convencionais!

Hoje revi um episódio da primeira temporada, “Three Stories”, o qual me motivou então a escrever um texto dedicado à série!
“Three Stories” é, para mim, um dos melhores episódios de House M.D., não só da 1ª temporada, como de todas as seis! Não me querendo alongar muito, direi apenas que é um dos episódios mais brilhantemente escritos e interpretados, assim como um dos mais pessoais: através de 3 histórias de diagnósticos relatados por House numa aula, aprofundamos não só a sua inconformista e lógica técnica de diagnóstico, como, acima de tudo, desvendamos um pouco do passado de House! Simplesmente genial!

House M.D. é uma fascinante e inteligente série, que me deslumbra a cada episódio, graças principalmente ao argumento hábil e à prestação excepcional de Hugh Laurie! E claro, à própria personalidade da personagem House, à primeira vista intragável, tanto pelas suas características pessoais como profissionais, mas que acaba por ser verdadeiramente intrigante e atraente!


"Treating illness is why we became doctors.

Treating patients is actually what makes most doctors miserable."


A 6ª temporada de House é transmitida pela Fox às segunda-feiras,
pelas 21h30, e pela TVI às quinta-feiras.


2 comentários:

  1. Eu também gosto de House! Não sou fã assíduo mas quando dá gosto de ver!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  2. Nekas, eu sou de facto fã assídua e fervorosa de House! :p

    E, já agora, mesmo não sendo tu um fã assíduo, o que te faz gostar de ver House?

    Abraço

    ResponderEliminar